Perguntas Frequentes

  • Rede porque a atenção primária, que é o posto de saúde, vai estar conectada com a atenção secundária, o atendimento especializado. Isso possibilita o melhor acompanhamento da saúde do cidadão. Médicos e profissionais vão se comunicar e trocar ideias sobre a situação do paciente por meio de um sistema informatizado.

  • Você primeiro procura a Unidade Básica de Saúde. Lá será avaliado e se precisar será encaminhado para a Unidade de Cuidado Integral à Saúde, a Rede Cuidar. A UBS e a Rede Cuidar vão trocar informações sobre seu estado de saúde e decidir o tipo de tratamento necessário.

  • É um plano com orientações feito com o paciente e para o paciente, de acordo com as necessidades diagnosticadas. Ao ser atendido em uma Unidade de Cuidado Integral à Saúde, além da consulta com seu médico, que saberá todo o histórico de saúde, o paciente passará por uma equipe de profissionais de diversas áreas.

    São psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, entre outros.

    Por exemplo, ao passar pelo nutricionista, ele vai procurar saber se a pessoa está se alimentando bem, se está exagerando no sal ou se está deixando de ter uma vida saudável. A partir daí, essa equipe, o paciente e o médico montam esse plano de cuidado individual, com metas a serem alcançadas, dicas e orientações para também contribuir no cuidado com a saúde.

     

  • As consultas e os exames são ofertados conforme a necessidade da região. Por exemplo, na região Norte as especialidades são hipertensão, diabetes, gravidez de alto risco, crianças e oncologia.

  • A Rede Cuidar foi criada para diminuir as distâncias de deslocamentos para consultas e exames. Agora cada região terá a sua Unidade de Cuidado Integral à Saúde. Isso quer dizer que, na maioria dos casos, o atendimento será dentro da região que você mora. Por exemplo, quem mora em Montanha vai até a Rede Cuidar em Nova Venécia para tratar de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. As gestantes de alto risco também terão este atendimento. 

  • Com certeza. A Rede Cuidar faz parte do Sistema Único de Saúde. Serão cinco unidades em todas as regiões do estado: Nova Venécia, a primeira inaugurada, Santa Teresa, Linhares, Domingos Martins e Guaçuí.

  • Depende de cada região e da demanda de cada munIcípio. No norte, a Rede Cuidar começa com dois turnos de atendimento, com 45 pacientes atendidos pela manhã e 45 pacientes à tarde. 

  • Cada unidade vai estabelecer um horário, conforme a necessidade de cada região. No norte, por exemplo, a unidade de Nova Venécia vai abrir às 7h da manhã e concluir o atendimento às 5h da tarde. Serão dois turnos de atendimento.