Região Sul realiza terceira semana de Planificação da Atenção à Saúde

04/05/2018 16h37 - Atualizado em 04/05/2018 16h38
Profissionais de saúde presentes na primeira oficina de planificação na região Sul.

Entre a próxima segunda-feira (07) e sexta-feira (11), a Superintendência de Saúde da Região Sul realiza a terceira semana de Planificação da Atenção à Saúde. Ao todo serão realizadas seis oficinas na região. A Planificação da Atenção à Saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, mudando os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Em paralelo ao processo de operacionalização da Rede Cuidar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) – que desenvolveu a metodologia de planificação da atenção à saúde –, tem realizado a planificação da atenção primária. Na região Sul, a unidade da Rede Cuidar será implantada em Guaçuí, e os encontros da planificação da próxima semana irão acontecer nos locais definidos pelos municípios.

De acordo com o superintendente da Região Sul de Saúde, Jair Ferraço, durante a semana serão realizados um alinhamento conceitual com o Conass e reunião com o grupo condutor. Também acontecem ao longo da semana oficinas e tutorias para os profissionais de saúde dos municípios e tutores municipais e regionais. A expectativa é que 180 profissionais de saúde participem dos encontros.

“Nossa expectativa para a realização desses encontros é boa. Estamos tendo um retorno muito positivo por parte dos profissionais que acompanham esse processo. Tenho certeza que tudo vai correr bem e cumprir o objetivo final”, destacou o superintendente.

Segunda-feira (07)

Atividade: Alinhamento conceitual com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Público-alvo: Todos os Facilitadores e Tutores (Regionais e Municipais)

Local: Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci) – Rod. Cachoeiro X Alegre, Km 8, Morro Grande, Cachoeiro de Itapemirim

Terça e quarta-feira (08 e 09)

Atividade: Oficina III

Público-alvo: Profissionais de Saúde dos municípios, conduzidos pelos Facilitadores Municipais

Local: Cada município definiu o local de realização das Oficinas.

Horário: 7h às 16h ou 8h às 17h (conforme definido pelo município).

Quinta-feira (10)

Atividade: Tutoria III

Público-alvo: Tutores (regionais e Municipais) e profissionais de saúde lotados na Unidade Laboratório do município Polo.

Local: Unidade Laboratório de cada município Polo.

Horário: 7h às 16h ou 8h às 17h (conforme horário de funcionamento da Unidade)

Municípios Polos: Anchieta, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Guaçuí, Iúna e Bom Jesus do Norte.

Sexta-feira (11)

Atividade: Reunião do grupo condutor da Planificação

Público-alvo: um dos tutores municipal que representará o município no grupo condutor, tutores regionais, representante do Conass.

Local: Auditório da Superintendência Regional de Saúde.

E-mail: asscom@saude.es.gov.br