Região Central de Saúde realiza encerramento da Planificação da Atenção à Saúde

24/10/2018 11h24 - Atualizado em 27/11/2018 11h30

Nesta quarta-feira (24), aconteceu o encerramento do processo de Planificação da Atenção à Saúde da Região Central. O encontro foi no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Linhares.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira; a subsecretária de Estado da Saúde, Joana de Jaegher; prefeitos e secretários municipais de Saúde da Região Central; a superintendente da Região Central, Luciane Cardozo; os profissionais das equipes de saúde da Região Central, e a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro.

A Planificação da Atenção à Saúde tem como objetivo construir e monitorar planos de ação que envolvam as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), e apresentar os avanços alcançados, promovendo uma mudança estrutural dos processos de trabalho, gerando, assim, melhoria da qualidade da assistência ao paciente e racionalização dos gastos, integrando a atenção básica à Rede Cuidar. Ao todo, 2.722 profissionais participaram do primeiro ciclo da planificação na Região Central.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o processo de planificação é um caminho para defender os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destacou que, para que o processo do atendimento em rede por meio da Rede Cuidar funcione, as próximas gestões precisam dar sequência a esse início de mudança e investir os recursos financeiros nos interesses da população.

“Estamos todos articulados em defesa dos direitos dos usuários do SUS. Se sair desse rumo a rede quebra porque começa a ter interesse corporativo, particular, e aí não vai. Não podemos perder essa perspectiva de que o que nos une é o interesse dos usuários do SUS. Ao longo do tempo, por falta de olhar para esse objetivo, várias populações foram se organizando, cada um pegando parte do orçamento. Só que quando se junta tudo isso, fica faltando o interesse do usuário do SUS. O que estamos fazendo aqui é reorganizar o interesse do usuário do SUS”, disse o secretário.

Durante a Planificação, a metodologia utilizada foi composta por ciclos mensais, num total de seis oficinas temáticas, visitas às unidades laboratório e organização progressiva dos macroprocessos, em momentos de concentração e dispersão.

Ricardo de Oliveira, que assumiu a pasta da Saúde no Espírito Santo no início da gestão do governador Paulo Hartung, foi parabenizado pela implantação da Rede Cuidar no Estado.

A subsecretária de Estado da Saúde, Joanna de Jaegher, citou a importância da implantação do atendimento em rede na saúde pública do Espírito Santo, e destacou a coragem de Oliveira para realizar a mudança no sistema.

“Você (secretário) está aqui para nos mostrar a importância de criar essa rede. Isso foi um presente para o Espírito Santo: a sua coragem de enfrentar isso. E eu falo o tempo todo que eu achei isso aqui de uma importância enorme enquanto SUS. Nosso muito obrigado”, destacou a subsecretária.

A superintendente da Região Central de Saúde, Luciane Cardozo, também parabenizou o trabalho realizado pelo secretário, e destacou que a proposta de repensar e mudar a forma de atendimento foi um grande avanço nos serviços de saúde pública.

“Quero agradecer imensamente em nome da Região Central, em nome da usuária de SUS que sou, agradecer, porque foi difícil, mas valeu muito a pena”, disse.

Luciane ainda agradeceu aos prefeitos, secretários municipais de Saúde e profissionais de saúde da região pelo comprometimento para que as mudanças acontecessem com maestria.

“Estamos em um momento muito importante, que é o final de uma gestão e o começo de outra, na gestão estadual. Mas temos a certeza, e desejamos do fundo do coração, que esse processo continue não só na Região Central, mas em todo o Estado do Espírito Santo. E nós não só desejamos, mas acreditamos, pois a nossa equipe regional está empoderada, tem total condição e capacidade para continuar esse processo, e os nossos gestores municipais estão comprometidos e convictos de que o processo precisa seguir e que as conquistas precisam ser consolidadas. A partir disso temos a certeza que esse processo não vai parar por aqui”, afirmou.

Para o secretário Municipal de Saúde de Linhares, Valdir Massucati, todo esforço para a realização da planificação não foi em vão. “Isso vai ter de ser multiplicado. Isso tudo que está acontecendo vai nos ensinar a fazer a Saúde diferente, tem de ser como rede mesmo. A Rede Cuidar é mesmo uma linha de atenção. E o principal disso tudo é que a rede está fazendo o nosso usuário se cuidar. Quando o ser humano entender sobre a necessidade que ele tem de se cuidar, as coisas vão melhorar, e a Rede Cuidar vai trazer essa nova cultura na atenção à saúde”, avaliou.

Durante todo o dia foram apresentadas algumas experiências que já tiveram êxito na região, por meio de relatos dos municípios que implantaram modificações a partir do processo de planificação. Ao todo, foram realizadas seis oficinas de planificação.

A superintendente da Região Central finalizou reforçando que o processo da planificação foi um grande avanço. “Foi um momento em que os profissionais discutiram, avaliaram e repensaram todo o processo de atendimento nas unidades de saúde, além da troca de experiências. A partir disso, conseguimos fazer mudanças significativas no processo de trabalho que teve grande impacto na qualidade da assistência.”

A Região Central de Saúde é formada por 18 municípios (Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério).