Oficinas de planificação continuam no Norte

04/10/2017 16h39 - Atualizado em 04/10/2017 16h40

A partir da próxima sexta-feira (06) até o dia 31 de outubro, a Superintendência Regional de Saúde Norte realiza a capacitação dos protocolos clínicos para a Rede Cuidar. Trata-se do processo de continuidade do planejamento com a Comissão Intergestores Regional (CIR) e os municípios, em que será trabalhada a estratificação de risco.

De acordo com a superintendente da região norte, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, este é um momento de extrema importância para os gestores e profissionais da saúde no processo de organização dos fluxos adequados de encaminhamentos da Atenção Primária à Saúde (APS) para a Rede Cuidar, em Nova Venécia.

Ela explicou que trata-se de um treinamento de como será o encaminhamento dos pacientes dos municípios para a Rede Cuidar.

“A participação de todos é essencial para o andamento desse processo, principalmente os médicos, enfermeiros e os coordenadores da APS. Vamos agora estratificar os riscos. Tudo o que construímos até agora vai se fixar e se tornar modelo daqui para frente. É o novo modelo de atenção à saúde que vai se firmando”, destacou Pretta.

Para a realização dos encontros, os municípios foram divididos em Pólo 1 (Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Nova Venécia, Vila Pavão, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo), com encontros realizados em São Mateus, e Pólo 2 (Boa Esperança, São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário), com encontros em Nova Venécia.

Nos encontros das regiões que compõem o Pólo 1 são esperados a participação de pelo menos 118 profissionais. Já no Pólo 2, a expectativa é que 90 pessoas participem.

Pólo 1

06/10/2017 - Referências Técnicas da SESA em Hipertensão e Diabetes

Local: EMEF Prof. Claudina Barbosa - Rua Mateus Toscano, 194 Bairro Filomena, próximo a Biblioteca Municipal – Nova Venécia ES

09/10/2017 - Referência Técnica da SESA em Saúde da Mulher e Oncologia

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia – Rua Ibiraçu, 26 Bairro Margareth – Nova Venécia ES

24/10/2017 - Referências Técnicas da SESA em Saúde da Criança

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia - Rua Ibiraçu, 26 Bairro Margareth – Nova Venécia ES

Pólo 2

23/10/2017 - Referência Técnica da SESA em Oncologia

24/10/2017 - Referências Técnicas da SESA em Saúde da Criança

27/10/2017 - Referências Técnicas da SESA em Hipertensão e Diabetes

31/10/2017 - Referência Técnica da SESA em Saúde da Mulher

OBS: os locais onde os treinamentos irão acontecer ainda serão definidos.

Oficina de integração e autopercepção

Dando prosseguimento ao processo de implantação da planificação da Atenção à Saúde Integrada à Atenção Ambulatorial Especializada na região norte do Espírito Santo, foi realizado mais uma oficina de integração e autopercepção – construção de sujeitos, saberes e práticas. O encontro foi dividido em dois dias, na Escola Master, em São Mateus.

Na terça-feira (03) a oficina foi para os gestores e facilitadores das cidades de Barra de São Francisco, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo, Vila Pavão, além da Sesa Regional e nível central.

Já nesta quarta, o encontro reuniu equipes de Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Pedro Canário, São Mateus, além da Sesa Regional e nível central.

A oficina foi direcionada a facilitadores municipais e estaduais da Planificação da Atenção à Saúde do norte capixaba e, de acordo com a superintendente da região norte, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, foi um momento de cada um dos 138 facilitadores autoavaliar o seu papel dentro do que está sendo realizado.

“É a primeira vez que paramos para fazer a avaliação desse processo, que temos trabalhado há cerca de um ano. Foi uma oficina que permitiu uma avaliação de resgatar o papel que os facilitadores têm. É resgatar a autoestima pois no dia a dia vamos enfrentando muitos desafios, mas vamos nos fortalecendo e dando continuidade ao nosso trabalho”, disse Pretta.

E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643