Em três semanas, Rede Cuidar já realizou 4.957 procedimentos

10/10/2017 18h07 - Atualizado em 10/10/2017 18h08

Na última sexta-feira (06), a unidade da Rede Cuidar, em Nova Venécia, completou três semanas de atendimento, e desde o início das atividades, em 18 de setembro, a unidade já atendeu 403 pacientes e realizou 4.957 procedimentos, entre consultas e exames realizados.

No período, o número de consultas realizadas foi de 1.985 (40%), e o de exames alcançou a marca de 290, sendo o maior volume deles os exames de mamografia (220).

De acordo com a gerente da unidade, Gilmara Sossai, além da mamografia, também há muita procura para atendimentos relacionados ao diabetes e a hipertensão. Ela explicou que o atendimento aos pacientes que buscam por esses serviços acontece de forma personalizada. Para cada perfil de paciente é realizado um tipo de procedimento como aferição da pressão arterial, aferição da temperatura, da respiração, do peso e da altura. No caso dos diabéticos, Gilmara explicou que também é preciso aferir a circunferência da cintura.

“Recebemos um paciente para atendimento em hipertensão que, antes de passar pelo cardiologista ele foi submetido a um raio-x de tórax, fez um eletrocardiograma e passou pela nutricionista. Só então, depois desses resultados e avaliação da nutricionista, ele esteve com o cardiologista. Mas nem em todos os casos isso é necessário”, explicou. 

 

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. Uma rede de atendimento que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.

Entre os benefícios para a população estão atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. São cinco, no total. Além de Nova Venécia, os municípios que receberão as unidades são Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins.

Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

 

Nova Venécia

A Rede Cuidar em Nova Venécia tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados. Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). Serão ofertadas consultas em angiologia, cardiologia, proctologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, mastologia, oncologia, ginecologia, urologia, neurologia, ​nefrologia e pediatria. A Rede Cuidar também contará com uma equipe multiprofissional: nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem, educador físico, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Ao todo, 46 profissionais irão atuar no local.

Entre os ​exames especializados estão os de imagem (raio-x simples e contrastado; ultrassonografia obstétrica e ultrassonografia em geral; ecocardiografiafetal/criança/adulto; arteriografia/aortografia; ecodoppler (vascular); mamografia; tomografia computadorizada; cintilografia e ressonância magnética, exames cardiológicos (eletrocardiograma, teste ergométrico e holter 24 horas), exames de oftalmologia (retnografia; mapeamento de retina; tonometria e fundoscopia), exames de otorrinolaringologia (audiometria e Potencial Evocado Auditivo (BERA), exames ginecológicos (colposcopia; conização e punção aspirativa de mama para biópsia), e ainda endoscopias (esofagogastroduodenoscopia/colonoscopia/retosigmóidoscopia/videolaringoscopia) e biópsias em geral, além de exames laboratoriais e bioquímicos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. A Unidade será gerenciada pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte).

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643