CIM Pedra Azul assumirá gestão da Rede Cuidar em Domingos Martins

30/10/2017 21h42 - Atualizado em 30/10/2017 21h56

Após reunião realizada na tarde desta segunda-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, comemorou a decisão do Consórcio Público da Região Sudoeste Serrana (CIM Pedra Azul) de assumir a gestão da Rede Cuidar em Domingos Martins. Na avaliação do secretário, um momento histórico, visto que esta decisão representa mais um passo na implantação da Rede Cuidar em todo o Estado do Espírito Santo.

“Este é um anúncio muito importante para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram aqui nas serras capixabas. Saio daqui muito satisfeito com essa conclusão e essa tomada de posição dos prefeitos de assumirem a gestão desta unidade de cuidado integral à saúde”, disse o secretário Ricardo de Oliveira.

A região metropolitana de saúde contará com duas unidades da Rede Cuidar, uma em Domingos Martins e outra em Santa Teresa. O grupo de municípios que aderiu ao serviço na região sudoeste serrana é formado por Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Ibatiba e Castelo. Este grupo reúne uma população estimada de 196.790 pessoas.

O prefeito de Brejetuba e presidente do CIM Pedra Azul, João do Carmo Dias, acredita que a parceria entre Estado e municípios vai dar certo. “As coisas têm que começar. Se não começar não tem como saber se vai dar certo. Eu acredito que vai funcionar porque nós vamos tentar fazer um trabalho em parceria. É isso o que precisa. O barco tem que andar, não pode parar”, comentou.

Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Braz Delpupo, a Rede Cuidar é o que a região estava esperando há muito tempo. “Estamos muito eufóricos para isso começar a funcionar. Tenho certeza de que é uma coisa que vai dar certo, o município precisa disso, parar de ficar com essas pessoas pela estrada a fora todo dia, toda hora. Tenho certeza de que se diminuir pelo menos 50% disso já estaremos ganhando muita coisa com a Rede Cuidar aqui em nossa região”, avaliou.

A Rede Cuidar em Domingos Martins já está pronta e fica no distrito de Pedra Azul. O secretário Ricardo de Oliveira abriu o encontro explicando o novo modelo de atendimento ofertado ao usuário por meio da Rede Cuidar. Ele lembrou que estudos da Secretaria de Saúde apontam que uma atenção primária forte e organizada, trabalhando junto com uma atenção ambulatorial especializada, pode resolver até 95% das demandas de saúde da população.

“Precisamos regionalizar a gestão da saúde e, junto com os municípios, reorganizar a atenção primária e a atenção ambulatorial especializada. A Rede Cuidar faz isso e ainda mais: garante o acesso aos serviços de saúde para o cidadão com mais qualidade, ofertando uma linha de cuidado”, complementou Oliveira.

Nos dias 8 e 9 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde iniciará as oficinas de qualificação dos profissionais da atenção primária. Este é o primeiro passo para reorganizar o atendimento nas unidades básicas de saúde (atenção primária) e alinhar o novo método de trabalho com a Rede Cuidar (atenção ambulatorial especializada).