App em celular facilita a organização do atendimento na Rede Cuidar

29/09/2017 09h39 - Atualizado em 29/09/2017 12h10
Foto: Fred Loureiro

Os pacientes que estão sendo atendidos na Rede Cuidar, em Nova Venécia, podem se perguntar por que os colaboradores do local não tiram os olhos e os dedinhos do celular? A resposta é simples: é que a unidade conta com um aplicativo interno que auxilia a equipe de abordagem no atendimento aos usuários do local.

Os aplicativos, também conhecidos pela abreviatura do termo "aplicação de software” (APPs), são ferramentas que podem ser instaladas no celular, e utilizadas de diversas maneiras, ajudando a resolver questões simples do cotidiano das pessoas.

No caso da Rede Cuidar, o APP fornece à equipe informações sobre a ordem de atendimento do paciente, para qual médico ele deve ser encaminhado, o tempo de cada consulta, e isso ajuda na organização e orientação do paciente dentro da unidade.

De acordo com a gerente da unidade, Gilmara Sossai, o APP foi desenvolvido para facilitar a realização dos trabalhos na unidade, visto que o fluxo de pacientes que circulam de um consultório para o outro é grande, por passarem por uma equipe de multiprofissionais.

“O aplicativo auxilia também o técnico de enfermagem disponibilizando a lista com os usuários que já foram acolhidos e que estão aguardando para passarem pelo pré-atendimento onde serão aferidos os sinais vitais e antropométricos. O sistema também auxilia na identificação dos usuários que ainda não chegaram à unidade, permitindo que um prévio contato seja feito”, disse.

Na unidade, todos os colaboradores têm acesso ao APP. “Ele funciona de forma on-line disponibilizando a informação precisa do local que o usuário deve estar naquele momento. Disponibiliza a linha de tempo informando o horário que o usuário passou em cada setor e qual o profissional que fez o atendimento. Informa também o tempo que o paciente permaneceu em cada setor. É um facilitador”, explicou.

Gilmara disse ainda que no primeiro momento, o aplicativo foi desenvolvido somente para os funcionários, mas que a coordenação já pensa em disponibilizar o plano de cuidados do usuário para o paciente, para que ele possa acompanhar e interagir com a Rede Cuidar.

“Estamos em processo de estudo dessa possibilidade. Entendemos que será muito bom, mas por enquanto não é nossa prioridade”, disse.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa RG System.

 

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