Regiões Central e Sul realizam capacitação para facilitadores

07/02/2018 17h57 - Atualizado em 07/02/2018 17h58

Nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07), aconteceu o curso de formação para capacitar facilitadores nas regiões Central e Sul. O processo de capacitação para os facilitadores é uma atividade voltada para preparar os profissionais de saúde que irão desenvolver ações e propor mudanças práticas em seus locais de trabalho, objetivando a melhoria do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na região central, a superintendente Luciane Cardoso, explicou que a capacitação foi direcionada aos profissionais da saúde que serão os facilitadores nos municípios como enfermeiros, médicos e técnicos das equipes de Saúde da Família. Segundo ela, a atividade foi realizada como uma prévia do encontro que irá acontecer entre os dias 19 e 23 de fevereiro, e teve como objetivo preparar melhor os profissionais que irão atuar no atendimento aos usuários do SUS. Cerca de 150 profissionais participaram dos encontros.

Ela explicou que as atividades foram realizadas em dois dias, já que os profissionais dos municípios foram divididos em dois grupos para realizarem as atividades, que aconteceram no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Colatina, e destacou que os resultados desses encontros foram positivos.

“Os profissionais estão muito motivados, e entenderam a necessidade de revisitar os processos de trabalho. Esse é um trabalho que é feito buscando o bom funcionamento da Rede Cuidar, para toda a situação de encaminhamento do paciente de uma forma mais humanizada. O nosso objetivo é oferecer uma saúde integralizada, fortalecendo a atenção primária”, disse.

Já na região Sul, o superintendente Jair Ferraço disse que um total de 90 profissionais das cidades de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo e Muqui, participaram da capacitação.

Ele destacou que esse processo de planificação com os servidores municipais de saúde está sendo de grande proveito.

“A capacitação dos servidores municipais para que possam ser facilitadores é de suma importância para alinharmos junto com nossos tutores e facilitadores todo processo de planificação aqui no Sul do Estado. Tenho certeza que esse momento está sendo muito rico”, disse.

O próximo encontro com os facilitadores da região Sul será em março, quando haverá a primeira semana de planificação, envolvendo todos os profissionais de saúde da região.

E-mail: asscom@saude.es.gov.br