Tutoria marca o início de 2018 na Rede Cuidar

22/01/2018 16h27

O processo de planificação e monitoramento da Rede Cuidar inicia 2018 com uma nova etapa para concretizar o novo modelo de atenção à saúde. São ações junto à Superintendência Regional de Saúde de São Mateus e a equipe da Unidade de Cuidado Integral à Saúde, em Nova Venécia, com apoio e consultoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Já nas primeiras semanas do ano, a equipe de especialistas da Superintendência  Regional visitou cada um dos 14 municípios nas Unidades Básicas de Saúde. Esta é uma atividade de acompanhamento das ações dos novos processos de trabalho das equipes  e dos fluxos de atendimentos estabelecidos na planificação para a Atenção Primária à Saúde (APS).

A segunda ação foi marcada pelo trabalho de tutoria da equipe da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), ofertada na Rede Cuidar, em Nova Venécia. É um monitoramento do dia a dia dos profissionais que atuam na unidade de cuidado integral à saúde em Nova Venécia. O objetivo é alinhar e implantar todos os processos de trabalho necessários dentro da unidade: ajustar o sistema de informação, definir os fluxos de atendimentos das linhas de cuidado ofertadas, desenvolver cronograma de capacitações e realizar planejamento e monitoramento constante da AAE. Além disso, desenvolver ferramentas de integração constante entre as equipes.

Para a superintendente de Saúde da Região Norte, Gilcilene Pretta Cani, “esses momentos são extremamente  importantes, garantindo toda construção necessária para consolidar o novo modelo de atenção proposto, assim como acentuar a integração de todos os trabalhadores e profissionais envolvidos nesse projeto. Com isso, ganham as equipes profissionais e ganham os usuários do SUS que vem recebendo  atendimentos cada vez mais qualificados tanto nas UBS quanto na Rede Cuidar, na Região Norte”.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde tem apoiado e dado o suporte técnico de todas as atividades visando à implantação da Rede Cuidar.  Uma das consultoras do Conass, Priscila Rabelo, já registra resultados positivos no tratamento de usuários do SUS. Segundo Rabelo, pacientes com alto índice de glicose no sangue em atendimentos anteriores na unidade de cuidado integral, já apresentaram resultados muito melhores: “Isso é resultado do trabalho em rede. O encaminhamento da atenção primária ao atendimento da equipe multidisciplinar na unidade de cuidado integral traz a resolutividade que precisamos."

A próxima tutoria está prevista para os dias 15 e 16 de fevereiro.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643