Sesa realiza encerramento da Planificação da Atenção à Saúde na Região Sul

18/10/2018 11h46 - Atualizado em 27/11/2018 11h54

Nesta quinta-feira (18) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou o encerramento das oficinas de planificação. O encontro aconteceu no auditório do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim.

Estiveram presentes a subsecretária de Estado da Saúde, Joanna De Jaegher, o presidente daComissão Intergestores Regional (CIR Regional) e secretário de Saúde de Jerônimo Monteiro, José Maria Justo; o prefeito de Vargem Alta, João Chrisóstomo Altoé, que falou em nome de todos os prefeitos; o superintendente da Região Sul de Saúde, Jair Ferraço; e representantes do Ministério da Saúde.

A proposta da planificação é promover uma mudança estrutural dos processos de trabalho, gerando, assim, melhoria da qualidade da assistência ao paciente e racionalização dos gastos, integrando a atenção básica à Rede Cuidar, que é o novo modelo de atendimento na saúde do Estado.

De acordo com a coordenadora da Planificação na Região Sul, Priscila Santos de Oliveira Rocha, o encerramento da planificação marca o final desta etapa do processo de implantação da Rede Cuidar. “Apresentamos os resultados que os municípios obtiveram. Cada município produziu um banner com a história da planificação no território municipal, e elaboraram pequenos vídeos que foram apresentados”, disse.

De acordo com a subsecretária de Estado da Saúde, Joanna De Jaegher, o processo de planificação na Região Sul teve um resultado muito positivo. “O Sul teve uma particularidade bem interessante. A região foi praticamente a última a começar a planificação, mas foi muito incisiva em suas propostas. A planificação foi um processo de avanço muito grande, e de uma necessidade enorme de dentro da sua unidade”, destacou.

Além disso, a subsecretária frisou que a Sesa fez um planejamento com as regionais, e vai consolidar, na próxima terça-feira (22), um planejamento com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para que seus representantes voltem para consolidar o projeto das tutorias e também fazer a expansão.

“Os municípios relataram cada um a sua experiência, e isso foi de uma riqueza tremenda. A gente constrói o SUS assim, com educação permanente e educação continuada, além da participação coletiva. Foi fantástico. O Sul está de parabéns.”

A planificação da atenção à saúde começou na Região Sul de Saúde em dezembro de 2017 e envolveu todos os municípios da região: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Durante todo o processo, 4.260 profissionais de saúde participaram das seis oficinas e sete tutorias da planificação realizadas nos 26 municípios da região, além dos treinamentos mensais de facilitadores e tutores municipais.

E-mail: asscom@saude.es.gov.br