Sesa participa de seminário sobre planificação da atenção à saúde em Brasília

13/12/2018 16h00 - Atualizado em 11/01/2019 10h56

Um grupo de gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), da Rede Cuidar da região Norte e do Consórcio Público da região Norte (Cim Norte) representou o Espírito Santo no seminário “O futuro do Sistema Único de Saúde: a contribuição da Planificação da Atenção à Saúde para o SUS”, realizado em Brasília na segunda (10) e na terça-feira (11). No evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram apresentados os principais resultados das ações da planificação desenvolvidas em estados e municípios de todo o país.

A comitiva do Espírito Santo contou com os quatro superintendentes regionais da Sesa, a subsecretária de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, a secretária executiva da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), referências técnicas da Gerência dos Núcleos Regionais de Especialidades, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, a coordenadora de Saúde Bucal e o chefe de Vigilância em Saúde da Superintendência da Sesa na região Norte de Saúde, a diretora da Rede Cuidar em Nova Venécia e o presidente do Consórcio Público da Região Norte junto com sua equipe.

O Espírito Santo participou de duas mesas de discussão durante o seminário: “O papel da regional de saúde na organização das Redes de Atenção à Saúde na Região Norte do Espírito Santo”, apresentado pela superintendente da Sesa na região Norte de Saúde, Pretta Cani, e “A Rede Cuidar: a gestão da condição em saúde da população com hipertensão e diabetes na região Norte do Espírito Santo”, apresentada pelo coordenador do Núcleo Interno de Regulação da Superintendência da Sesa na região Norte, Marllus Cavalcanti, pela gerente da Rede Cuidar em Nova Venécia, Gilmara Sossai, e por Jonathan Rondelli, da empresa RG System, fornecedora do sistema de tecnologia da informação utilizado na Rede Cuidar em Nova Venécia.

“O evento trouxe diversas experiências positivas de todo o Brasil com a planificação e, para nós, foi extremamente importante, tanto para mostrar o trabalho que fizemos aqui no Espírito Santo quanto pela troca de experiências exitosas. Ao final, foi lançado o relatório ‘Conass Documenta nº 31 – Planificação da Atenção à Saúde: Um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde’, que traz, no capítulo sobre as experiências dos estados, a experiência do Espírito Santo com a planificação não só na região Norte de Saúde, mas em todas as regiões do estado”, disse orgulhosa a superintendente da Sesa na região Norte de Saúde, Pretta Cani.

E-mail: asscom@saude.es.gov.br