Sesa inicia segunda oficina de planificação na Região Metropolitana de Saúde

07/02/2018 10h51

Começou nesta segunda-feira (05) a segunda oficina do processo de planificação da atenção à saúde da Região Metropolitana de Saúde. Os 20 municípios que fazem parte da região foram divididos em dois grupos (A e B), e as atividades serão coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

 Os encontros dos municípios que fazem parte do Grupo A serão realizados nesta semana, de segunda (05) a sexta-feira (09). Os municípios são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante. Já para os municípios que compõem o Grupo B, os encontros acontecerão entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Os municípios são: Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra.

 A planificação da atenção à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

 Na avaliação da coordenadora da Planificação da Atenção à Saúde na Região Metropolitana de Saúde, Ana Laurita Nunes Maia, a cada semana de oficina avança-se um pouco mais na reorganização dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde. “As oficinas não podem ser avaliadas isoladamente. Elas fazem parte de um conjunto. A expectativa é promover a reorganização dos processos de trabalho de maneira que a APS seja, antes de tudo, resolutiva, e que seja a ordenadora das redes de atenção à saúde e a coordenadora de cuidados”, comentou.

 As oficinas da planificação são seis, no total, e acontecem até o mês de julho, quando haverá o encerramento com a participação do consultor do Conass Eugênio Vilaça Mendes. O objetivo da segunda oficina é analisar os modelos de acesso à Atenção Primária à Saúde. Para isso, são propostos alguns trabalhos em grupos, seguidos de compartilhamento dos produtos e exposições para sistematização das informações trabalhadas.

 A abertura da segunda oficina, nesta segunda-feira (05), acontece no auditório da Multivix, em Vitória, e conta com a equipe da Superintendência da Secretaria de Estado da Saúde na Região Metropolitana de Saúde, além de representação do Conass e do nível central da Sesa.  Também participam do evento os coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde, as referências municipais da planificação e facilitadores municipais das oficinas de planificação.

 Atividades

 Na terça (06) e na quarta-feira (07), serão realizadas oficinas, conduzidas por facilitadores da Sesa e dos próprios municípios, em cada um dos 14 municípios do grupo A. Estas oficinas acontecem em dois dias para que os municípios possam dividir em turmas os profissionais que trabalham nos serviços de saúde, de forma que as unidades não fiquem desassistidas.

 Já na quinta-feira (08), os profissionais do grupo A, divididos em turmas, vão realizar atividades dentro de unidades de saúde localizadas em municípios polo e que foram instituídas como laboratório para o processo de planificação. As atividades serão realizadas em Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

 “Na tutoria existe a figura do tutor, que pode ser facilitador, mas não necessariamente. O tutor vai trabalhar adequações no processo de trabalho da unidade, conforme um cronograma previamente estabelecido e de acordo com a necessidade de cada unidade percebida pelos profissionais”, explicou Clay Grazziotti Assef, especialista em Gestão, Regulação e Vigilância da Superintendência da Sesa na Região Metropolitana.

 Assef disse, ainda, que a unidade laboratório do município polo é um local onde acontece a tutoria na semana de planificação. É lá onde os profissionais vão aprender o processo. Ao final da semana de atividades, cada um volta para o seu município para aplicar a tutoria na unidade laboratório que fica em sua própria localidade.

 A segunda oficina da planificação termina na sexta-feira (09) para o grupo A, com a reunião do grupo condutor da planificação, que faz uma avaliação da semana de atividades.

 

 

 Informações à Imprensa

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643