Secretário visita Rede Cuidar em Santa Teresa

12/04/2018 16h30 - Atualizado em 12/04/2018 16h34

No quarto dia de funcionamento, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, voltou à cidade de Santa Teresa para visitar a Rede Cuidar da região metropolitana de saúde. No local, o secretário visitou as instalações, acompanhou a rotina dos médicos na realização dos atendimentos e ouviu as declarações dos pacientes que estavam na unidade na manhã desta quinta-feira (12). Foram atendidos moradores de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Itarana. De segunda-feira (09) até o final da manhã desta quinta-feira, 81 pacientes foram atendidos na unidade. 

Segundo o secretário, os relatos que ele tem recebido de pacientes e funcionários da unidade são muito positivos, e se disse satisfeito com os resultados. Ele destacou, no entanto, que ainda são os primeiros atendimentos, e é preciso alguns dias para que as equipes fiquem totalmente alinhadas.

“Minha avaliação é muito positiva sobre estes primeiros dias de atendimento. As pessoas estão saindo daqui satisfeitas, e esse é nosso objetivo. Os relatos que nos chegam é que as pessoas estão falando maravilhas do atendimento. Se o usuário está satisfeito eu tenho que ficar satisfeito também. Os últimos ajustes ainda estão sendo feitos e ainda vai levar um tempo para uma adaptação inclusive do modo de atendimento”, disse.

Entre os pacientes atendidos, estava a moradora da cidade de Itarana, Luzia Domingos dos Reis. Ela contou que foi encaminhada pela unidade de saúde da cidade onde mora para a Rede Cuidar em Santa Teresa, e gostou do atendimento recebido. “Sou hipertensa e diabética. Estive na unidade básica e me encaminharam para cá. Só hoje já passei por três médicos. É bom demais pois assim a gente faz uma viagem só. Antes tinha que marcar cada dia para um médico e ficava mais difícil pois moro longe. Assim ficou bem melhor. Gostei de ter uma pessoa me orientando sobre o que eu tenho que comer, mas a nutricionista aqui já me disse que estou fazendo a dieta certinha”, comentou Luzia.

Para a nutricionista Bárbara Gomes da Silva, que fez uma palestra de abertura com dicas sobre alimentação na manhã desta quinta-feira, a população anseia ao receber este atendimento multiprofissional e fica satisfeita ao entender que mudanças na alimentação são parte fundamental nos cuidados com a saúde.

“Vejo no rostinho de cada um o interesse na recuperação e a satisfação por estar aqui. Eles (pacientes) interagem, participam, perguntam. É muito gratificante poder levar a informação para dar um atendimento mais humano e verdadeiro para essas pessoas que tanto buscam isso. Essas orientações que damos influenciam diretamente na vida do paciente, tanto na manutenção da saúde como na recuperação em quem tem uma doença instalada”, disse.

Quem também foi atendido na unidade foi o paciente de Santa Maria de Jetibá, Lucas Batista, encaminhado para um ortopedista. “Tenho um esporão no pé e isso está me prejudicando muito. Fui primeiro na unidade básica, no clínico geral, e me encaminharam pra cá para um ortopedista”, contou.

O cirurgião vascular Edmar Silvério destacou sua satisfação em atuar na Rede Cuidar em Santa Teresa. Para ele, os vários olhares em um paciente é fundamental para bons resultados na saúde. “Faz bem para a nossa autoestima ver que contribuímos para o bem estar de um paciente. Acredito que o nível de satisfação aqui será bem alto”, disse.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar.

A unidade de Santa Teresa é a segunda da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017.

Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) será beneficiada com a unidade.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. Além de Nova Venécia e Santa Teresa, os municípios de Linhares e Guaçuí também contarão com a Rede Cuidar, até o final deste ano. 

A primeira unidade da Rede Cuidar no Estado foi inaugurada em Nova Venécia, em setembro do ano passado.

A gerência da unidade de cuidado integral à Saúde, a Rede Cuidar em Santa Teresa, está sendo feita pela Associação Congregação de Santa Catarina.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643