Secretário se reúne com presidentes dos consórcios

08/11/2017 15h52 - Atualizado em 08/11/2017 15h53

Na manhã desta quarta-feira (08), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, esteve reunido com os presidentes dos consórcios que irão gerenciar as próximas unidades da Rede Cuidar que serão implantadas no Espírito Santo. Também esteve presente o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O objetivo do encontro foi fazer um alinhamento dos consórcios e a Amunes sobre a importância da parceria com o Estado para viabilizar a implantação da Rede Cuidar.

Na ocasião, o prefeito de Mucurici e presidente do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (Cim Norte/ES), Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior, falou sobre a experiência dele após a implantação da unidade em Nova Venécia.

A Rede Cuidar é o novo modelo de atenção à saúde que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.

Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Rede Cuidar

Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. As Unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória. Para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.