Secretário discute implantação da Rede Cuidar em Linhares

08/02/2018 17h28

Na manhã desta quinta-feira (08), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu com prefeitos e secretários de saúde da região Central de Saúde, para tratar da implantação da Rede Cuidar em Linhares.

Esta unidade da Rede Cuidar irá atender 301.535 usuários de 10 municípios da região (Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Marilândia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério).

O atendimento da Rede Cuidar tem como objetivo valorizar as linhas de cuidado para gestantes de alto risco, crianças de alto risco, câncer de colo de útero, câncer de mama, hipertensão e diabetes de alto risco.

Durante o encontro, o secretário apresentou o Convênio de Cooperação de Gestão Associada, que deve ser assinado pelos prefeitos que aderiram ao programa como parte do processo burocrático para a implantação da Rede Cuidar em Linhares.

Ele frisou sobre a importância do trabalho em equipe e destacou que a implantação da unidade da Rede Cuidar em Nova Venécia serviu como piloto para as demais unidades, mas que é preciso cumprir o cronograma de implantação para que o projeto seja efetivado.

Estiveram presentes os prefeitos Geraldo Loss (Governador Lindenberg), Luiz Américo Borel Nascimento (Alto Rio Novo), Alessandro Broedel Torezani (Sooretama), Pedro Dalmonte (São Domingos do Norte), Felismino Ardizzon (Rio Bananal) e Otávio Abreu Xavier (João Neiva). Também participaram da reunião os secretários municipais de Saúde Juliano Covre Trevisani (Governador Lindenberg), Elquimines Marques da Silva (Alto Rio Novo), Ronan Francisco Ronconi Padovani (Águia Branca), Mara Paquele (Sooretama), Antônio Angelo Moschen (São Domingos do Norte) e Cristina Valéria Guimarães (Saúde de João Neiva), e Saulo Meirelles, representando a prefeitura de Linhares.

“A Rede Cuidar é um projeto coletivo e todos devem saber o que está acontecendo. As decisões são tomadas coletivamente. É um programa que vai reestruturar os atendimentos no Sistema Único de Saúde. Hoje o cidadão fica pra lá e pra cá marcando consultas e pegando autorizações. Precisamos organizar isso para oferecer melhor qualidade no atendimento ao usuário”, disse o secretário.

Ainda segundo Oliveira, essa qualidade no atendimento começa nas unidades básicas de saúde. Para isso, as equipes que irão atuar no sistema já estão passando por  treinamento. “O processo de trabalho e de treinamento das equipes das unidades básicas de saúde já começou, mas esse novo modelo só funciona se tivermos uma unidade básica de saúde resolutiva. Esse modelo tem que ter qualidade na atenção primária e por isso estamos fazendo uma mobilização intensa de treinamento para as equipes”, frisou.

A superintendente da região Central, Luciene Cardozo, completou a fala do secretário sobre o processo de planificação ressaltando que são os servidores que irão sustentar a qualidade de atendimento do programa. “A planificação é importante pois os servidores é que darão vida a tudo o que vai acontecer dentro da unidade. Eles é quem darão suporte para fortalecer todo o programa. Planificação é um repensar o processo de trabalho dentro das unidades nos municípios. Esse é o grande diferencial que está sendo oferecido”, disse.

Após a reunião, os seis prefeitos que estavam presentes assinaram o Convênio de Cooperação de Gestão Associada.