Secretário discute implantação da Rede Cuidar em Guaçuí.

06/02/2018 14h18 - Atualizado em 06/02/2018 14h48

Nesta segunda-feira (05), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu com prefeitos, secretários de saúde e Consórcio Cim Pólo Sul, para tratar da implantação da Rede Cuidar em Guaçuí, região Sul do Espírito Santo.

A unidade da Rede Cuidar na região Sul irá atender aproximadamente 230 mil usuários de 14 municípios da região (Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui). O atendimento da Rede Cuidar tem como objetivo valorizar as linhas de cuidado para gestantes de alto risco, crianças de alto risco, câncer de colo de útero, câncer de mama, hipertensão e diabetes de alto risco.

De acordo com o secretário, a implantação da Rede Cuidar na região é mais um passo para promover a oferta de atendimento especializado para a população do interior do Estado perto de casa, sem a necessidade de deslocamento para Vitória.  “Estamos descentralizando os serviços para o interior, de forma que as pessoas não precisem mais ficar viajando em direção à Vitória. Serão atendidas aqui (em Guaçuí) quem mora aqui e quem mora nos municípios vizinhos. Essas pessoas ficarão mais perto de casa, que é o objetivo da política de saúde”, disse o secretário.

Na unidade serão ofertados aproximadamente 15 especialidades e cerca de 120 tipos de exames. “As pessoas terão acesso aos serviços que estão sendo organizados por linha de cuidado. Vamos atender aqui doenças crônicas como diabetes, hipertensão, oncologia e materno-infantil. Essas linhas de cuidado precisam de mais ou menos 15 especialidades como cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, ginecologia, entre outros. Essa unidade será resolutiva”, destacou.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Vera Lucia Costa (Guaçuí), Fabrício Gomes Thebaldi (Apiacá), Marcos Antonio Teixeira de Souza (Bom Jesus do Norte), Eleardo Aparício Costa Brasil (Divino de São Lourenço), Cleudenir José de Carvalho Neto (Dores do Rio Preto), Weliton Virgilio Pereira (Iúna), Angelo Guarçoni (Mimoso do Sul), Carlos Brahim Bazzarella (Muniz Freire), Carlos Renato Prúcoli (Muqui) e José Carlos de Almeida (São Jose do Calçado).

Na ocasião, eles assinaram o Convênio de Cooperação de Gestão Compartilhada, que prevê a gestão associada para o desenvolvimento de ações e serviços de atenção à saúde; integração dos níveis de assistência, em especial da atenção básica e da atenção ambulatorial especializada; previsão orçamentária para o desenvolvimento compartilhado das ações e serviços de saúde; e execução do cronograma de desembolso financeiro para a realização das ações e serviços de saúde.

A prefeita de Guaçuí, Vera Lucia Costa, ressaltou que a chegada da Rede Cuidar na cidade é fundamental para oferecer qualidade de vida à população da região. “Precisamos ter esse entendimento de que é preciso cuidar das pessoas, e o cuidado através da saúde é muito importante. Estamos aqui reunidos hoje com 14 prefeitos e vamos trabalhar em conjunto com o Consórcio Cim Pólo Sul para unir forças e inaugurar essa unidade o mais rapidamente possível. Vamos dar qualidade de vida às pessoas que deixarão de viajar para ter atendimento em Vitória, tendo esse atendimento aqui na região”, disse a prefeita.

A experiência do Norte

Para consolidar o projeto da Rede Cuidar,  os prefeitos da região sul buscam a experiência do norte do Estado. A superintendente regional de saúde da região Norte, Gilcilene Pretta Cani, apresentou o processo de trabalho  que  resultou na inauguração da Rede Cuidar em Nova Venécia, que atende hoje a população de 14 municípios da região.

Pretta ressaltou que o trabalho conjunto de todas as prefeituras com a secretaria de saúde foi a principal causa do sucesso da implantação da unidade de cuidado integral à saúde no norte. A unidade foi inaugurada no dia 15 de setembro de 2017.

Para Pretta, outro importante momento do processo é a qualificação das equipes da atenção primária, as unidades básicas de saúde e da atenção especializada, feita com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“A reorganização dos processos de trabalho e do fluxo de atendimentos nos dois níveis de atenção garante um tratamento mais eficaz e ao mesmo tempo mais humanizado. Este é o coração da Rede Cuidar”, afirma a superintendente do Norte.

Gilmara Sossai, gerente da unidade da Rede Cuidar, em Nova Venécia, explicou a rotina do atendimento no Norte: “Os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e quando chegam à unidade de cuidado integral são apresentados a um serviço novo, com atendimento multiprofissional. Quando possível, fazem o exame no mesmo dia e no mesmo local, ou saem da unidade com a consulta agendada.”

Até hoje, a Rede Cuidar em Nova Venécia já atendeu 6.538 pacientes, e realizou um total de 29.686 procedimentos, entre consultas e exames.