Secretaria da Saúde treina equipe da Rede Cuidar em Nova Venécia para melhorar resultados

26/03/2018 18h42 - Atualizado em 27/03/2018 15h37

A Rede Cuidar em Nova Venécia, Região Norte do Espírito Santo, recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do projeto “Qualificação da Gestão da Saúde”, um treinamento chamado team building, que pode ser traduzido como construção de equipe. Ao contrário de outras capacitações que visam reforçar o conhecimento técnico dos profissionais, esta tem como objetivo desenvolver habilidades comportamentais e relacionais, buscando com isso elevar o desempenho do time de profissionais.

“Com o team building, estamos trabalhando para consolidar a equipe da Rede Cuidar na Região Norte e prepará-la para a mudança. O objetivo é desenvolver o espírito de equipe e habilidades de liderança, gerando sinergia entre os profissionais para que possamos alcançar resultados melhores daqueles que alcançávamos na prestação do serviço de saúde antes de termos essa unidade funcionando”, explicou o gerente do projeto Qualificação da Gestão da Saúde da Sesa, Manoel Carlos Rocha Lima.

O team building visa fortalecer o trabalho em conjunto, portanto, além de desenvolver a equipe da Rede Cuidar, que é um serviço de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), a Sesa vai capacitar também os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), pois estes dois níveis de atendimento precisam se comunicar muito bem para que haja efetividade na prestação dos serviços à população.

Manoel Carlos avalia que a equipe do Norte tem boas expectativas e está muito motivada para desenvolver uma sinergia capaz de impulsionar o trabalho em conjunto. Para a superintendente da Sesa na Região Norte, Pretta Cani, por exemplo, “o team building é uma oportunidade para os atores estratégicos da Rede Cuidar estarem mais integrados em nível regional e com um plano de ação no qual cada um saiba o seu papel”.

Já para o superintendente executivo do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte/ES) – instituição que reúne os municípios do Norte do Estado e que gerencia a Rede Cuidar da região –, Gleikson Barbosa dos Santos, “o team building ajudará na integração das lideranças e no amadurecimento da equipe, levando a proposta da Rede Cuidar para a prática de forma resolutiva”. E na avaliação da gerente da Rede Cuidar, Gilmara Sossai, o team building “vem despertar algo novo neste momento em que é muito importante buscar um foco para direcionar forças e desenvolver a estratégia da Rede Cuidar”.

Etapas

O Team Building Norte será aplicado em duas etapas: a primeira foi na semana passada, nos dias 22 e 23 de março, para a Superintendência da Sesa na Região Norte de Saúde, da Sesa Nível Central e da Unidade Cuidar Norte, totalizando 32 profissionais participantes. A segunda etapa, ainda a ser agendada, terá como público-alvo, além dos profissionais da Superintendência e da Rede Cuidar em Nova Venécia, representantes dos municípios, já que existe uma relação de interdependência entre a Atenção Primária à Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e a Atenção Ambulatorial Especializada (Rede Cuidar).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br