Região Central de Saúde realiza semana de oficinas da Planificação da Atenção à Saúde

16/03/2018 17h13 - Atualizado em 16/03/2018 17h14

Começa nesta segunda-feira (19) e vai até a próxima sexta-feira (23), a segunda das seis oficinas da Planificação da Atenção à Saúde. Assim como na primeira oficina, participarão do processo de capacitação os 18 municípios que fazem parte da Região Central de Saúde (Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério).

A previsão é que 5 mil participantes estejam nas oficinas, entre eles secretários municipais de saúde, facilitadores e profissionais de saúde dos municípios e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), representantes dos poderes legislativos municipais e membros dos conselhos municipais de saúde.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) será representado pelo especialista em Medicina de Família e Comunidade Júnior Azevedo.

De acordo com o especialista em Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde da Região Central, Marco Antonio da Rocha Ferreira, a planificação da Atenção à Saúde é uma ferramenta fundamental para consolidar a atenção primária como ordenadora da rede e coordenadora do cuidado no Espírito Santo.

“As oficinas são importantes pois fornecem subsídios para apoiar o corpo técnico das secretarias Estadual e Municipais de Saúde no aprimoramento e na organização dos macro e microprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada, com vistas a responder às demandas e expectativas da população da Região Central de Saúde”, disse.

Ainda de acordo com Marco, a metodologia ativa de aprendizado proposta nas oficinas é transformadora, pois coloca os participantes como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado e o centro desse processo é, de fato, o profissional que lá está.

Ele citou o professor Eugenio Vilaça Mendes: “O SUS não é um problema sem solução, mas uma solução com problemas”, e disse que diante desses problemas, a resposta é rever e reestruturar o processo de organização do sistema de saúde, e a Planificação nos proporciona os meios para isso.

Essa reorganização da APS resultará num sistema de saúde mais resolutivo, organizado e humanizado, efetivando assim os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“As expectativas para a semana de planificação são de muito trabalho, troca de experiências e conhecimento e, acima de tudo, de construção coletiva de soluções para os problemas do sistema de saúde da região”, destacou.

 

Programação                                                                                   

19/03

8h – 17h: Oficina com os facilitadores e coordenadores de APS municipais, conduzida pelo facilitador do CONASS.

Local: Linhares

 

20/03

Oficina municipal com horário definido pelo município, mas com carga horária de 8 horas.

Local: Em todos os 18 municípios da região.

 

21/03

Oficina municipal com horário definido pelo município, mas com carga horária de 8 horas.

Local: Em todos os 18 municípios da região.

                                                                                             

22/03

8h – 16h: Tutoria na Unidade Laboratório dos municípios polo.

Linhares: municípios que aderiram a Unidade Cuidar;

Colatina: municípios que não aderiram a Unidade Cuidar.

Locais: Linhares (USF Caic) e Colatina (USF Vila Lenira)

 

23/03

9h – 17h: Reunião do Grupo Condutor com fechamento da semana e encaminhamentos para CIR - Central.

Local: APAE - Colatina

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643