Rede Cuidar em Santa Teresa completa um mês com mais de mil consultas e exames realizados

09/05/2018 18h18

Nesta quarta-feira (09), a Rede Cuidar em Santa Teresa, completou um mês de funcionamento. Durante esses 30 dias, 451 pessoas foram atendidas e 1.040 atendimentos, entre consultas e exames, foram realizados.

Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) estão sendo beneficiadas com a unidade.

Entre os pacientes que já foram atendidos na unidade neste primeiro mês de funcionamento está a moradora do bairro Alvorada, em Santa Teresa, Penha da Consolação. Ela contou que estava sentindo muitas dores nos pés e inchaço. Ela foi até a unidade de saúde que fica perto de sua casa e foi encaminhada para um ortopedista na Rede Cuidar. “Acredito que o atendimento em saúde vai melhorar aqui na região”, disse.

Quem também foi buscar ajuda primeiro na unidade de saúde de São Lourenço, em Santa Teresa, reclamando de dores no braço e nos joelhos, foi a Fabiana Aparecida da Silva. Da unidade de saúde ela foi encaminhada para a Rede Cuidar em Santa Teresa.

“Fui atendida por um ortopedista e um fisioterapeuta. O atendimento foi muito bom. Agora o médico pediu para fazer uma ressonância magnética. É bem melhor ser atendida aqui perto de casa, do que precisar ir até Vitória. Ser atendida perto de casa facilita bastante”, disse.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região

 

Consultas e Exames

A unidade Cuidar em Santa Teresa iniciou com capacidade para ofertar 74.450 procedimentos ambulatoriais, entre consultas e exames especializados, por ano, podendo ampliar estes serviços conforme necessidade identificada.

Serão oferecidas na unidade seis linhas de cuidado: Mulher e da Criança de Risco, incluindo a propedêutica (etapas iniciais) de câncer de mama e de colo de útero; Hipertensão e Diabetes de alto e muito alto risco; Ortopedia; Oftalmologia; Dermatologia (câncer de pele); e Cardiologia (risco cirúrgico). Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região.

Serão realizados exames de ultrassonografias, mamografias, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, Mapa, holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, radiológicos, ultrassonografias, tomografias, ceratometria, tonometria, retinografia, além de biópsias, exéreses, colposcopias e eletrocauterizações.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643