Rede Cuidar completa dois meses com mais de 2 mil pacientes atendidos

17/11/2017 18h13 - Atualizado em 04/01/2018 17h30

Neste sábado (18), a unidade da Rede Cuidar em Nova Venécia completa dois meses de atendimento na região Norte do Espírito Santo. Desde o início das atividades até esta quinta-feira (16), 2.067 pacientes foram atendidos e 10.721 consultas e exames foram realizados. Ao todo a unidade irá ofertar 24 tipos de exames. Até o momento são ofertados 15 tipos, totalizando 2.120 exames realizados.

Entre os benefícios para a população, após a implantação da unidade, estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado; a integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Após dois meses de funcionamento, a aposentada Nélia Flegler, 70 anos, que foi a primeira paciente atendida na Rede Cuidar, contou que o atendimento na saúde na região melhorou muito. Ela, que é de Vila Pavão, aprovou o atendimento. “Graças a Deus a saúde aqui ficou ótima de boa. Eu fui bem atendida pelos médicos e enfermeiros de lá. Acho que passei em uns oito médicos lá. Eu gostei demais”, disse.

Quem também tem utilizado a unidade em Nova Venécia é a Neilde Teixeira, que destacou a facilidade que agora tem em conseguir realizar consultas e exames sem a necessidade de se deslocar para a capital. “Antes a gente precisava de médicos, de exames, e não conseguia. Demorava muito. Aqui na região Norte eles mandavam a gente para Vitória, e isso demorava muito. Com a Rede Cuidar agora é rapidinho”, comemorou.

A gerente da Rede Cuidar em Nova Venécia, Gilmara Sossai, destacou que nesses primeiros dois meses, o fluxo de atendimento na unidade aumentou, e os atendimentos já acontecem dentro do previsto. Ela destacou que das cinco linhas de cuidado previstas para serem disponibilizadas no local, três já estão em andamento (diabetes, hipertensão, oncologia), e a previsão é que para os próximos dias as duas linhas de cuidado que faltam (mulher e criança) serão iniciadas.

Outra novidade prevista para os próximos dias é a ampliação do atendimento em cardiologia. A previsão é que nos próximos 15 dias a unidade passe a oferecer os exames de teste ergométrico e holter 24 horas. “Já avançamos muito e percebemos que estamos acertando quando vemos os usuários saindo daqui satisfeitos. E vamos aprimorando todos os dias, percebendo como nosso papel é importante”, destacou.

A Rede Cuidar em Nova Venécia tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados. Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. A Unidade será gerenciada pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte).

 

Exames realizados (até 16/11/2017)

- Desde a abertura, a Rede Cuidar, em Nova Venécia, realizou 2.120 exames.

- A oferta de exames está sendo inserida gradativamente, e até o momento há uma oferta de 14 exames: colonoscopia, endoscopia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, mamografia, mapeamento de retina, fundoscopia e presão ocular (tonometria), doppler de carótida, abdome total, transvaginal, próstata, ultrasson de mama, e vasos de membros inferiores.

 

Atendimentos realizados (até 16/11/2017)

Pacientes atendidos: 2.067
Exames realizados: 2.120
Consultas realizadas: 8.601
Procedimentos realizados (aferição de pressão arterial, temperatura, peso, altura, entre outros): 15.419

  

Planificação

Com a Rede Cuidar, foi inaugurado um novo modelo de atenção à saúde no Espírito Santo. As melhorias vão muito além de estruturas físicas novas e bem montadas. Passam por um atendimento multiprofissional resolutivo, que está mais próximo do local de moradia do cidadão e que faz o paciente se sentir acolhido e atendido em suas necessidades de saúde.

Para chegar a esse padrão de atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trouxe para o Espírito Santo uma metodologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e propôs aos municípios capixabas que todos juntos repensassem o modo de fazer saúde.

O processo de planificação da atenção à saúde veio, então, para mudar os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Segundo a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, foram cerca de 12 meses de atividades para envolver as equipes dos municípios nesse processo. A reunião de fechamento da planificação da Rede Cuidar no Norte acontece no dia 6 de dezembro.

“A planificação foi uma maratona. A gente começou com uma articulação muito grande dentro da região, envolvendo todos os gestores e suas equipes. Nosso planejamento regional foi focado em reorganizar a rede de atenção à saúde regionalizada. Começamos em 2016 e, gradativamente, fomos aumentando à medida em que fomos identificando as dificuldades da região. A planificação é um processo que visa integrar a atenção primária à saúde que fica nos municípios, com a atenção ambulatorial especializada que é o que nos propusemos a fazer com a Rede Cuidar”, disse Pretta.

Para a responsável pela Atenção Primária de Nova Venécia, Ludmila Oliveira, o processo de planificação ao longo desse um ano foi muito importante para que os profissionais da atenção básica estivessem mais bem preparados para o atendimento dentro desse novo modelo de cuidado.

“Temos profissionais hoje muito bem capacitados. A população está muito bem atendida, e entende que a porta de entrada é a atenção primária. A Rede Cuidar veio para ficar”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Pedro Canário, Ransmiller Brunelli Camporesi, a planificação ajudou aos profissionais da saúde realizarem um atendimento mais humanizado. “Com essa planificação nossos profissionais saberão encaminhar, da melhor forma, os pacientes para a Rede Cuidar.”

Já o secretário Municipal de Saúde de Mucurici, Nestor Gomes Pereira, o processo de planificação na região Norte foi um grande avanço tanto para os profissionais que atuam no município como para a população.

“A Rede Cuidar é o novo modelo de saúde do Estado e com a estratificação e classificação os pacientes, teremos um melhor conhecimento de enviar o paciente para a unidade Cuidar, sem a necessidade de ele ir para Vitória.”

Para finalizar o processo de planificação da Rede Cuidar na região Norte, no próximo dia 6 acontece a reunião de fechamento, com a presença do conselheiro do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conass), Eugênio Vilaça Mendes, e outros membros do Conass.

Já nos dias 7 e 8 de dezembro serão realizadas as cerimônias de abertura da planificação das regiões Central e Sul, respectivamente.

 

Programação

06/12 – Reunião de fechamento da planificação da Rede Cuidar, no Norte;

07/12 – Cerimônia de abertura da Planificação na região Central;

08/12 – Cerimônia de abertura da Planificação na região Sul.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643