Governador Renato Casagrande visita Rede Cuidar em Nova Venécia

29/01/2019 10h22 - Atualizado em 29/01/2019 10h24

Na manhã desta quinta-feira (24), o governador do Estado, Renato Casagrande realizou sua primeira agenda oficial no interior do Espírito Santo. Entre o cronograma de visitas, Casagrande, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Nesio Medeiros, esteve na unidade da Rede Cuidar, em Nova Venécia.

Desde a sua inauguração, em 2017, a unidade já realizou 2,4 mil atendimentos. A Rede Cuidar de Nova Venécia atende moradores da cidade e de mais 13 municípios do Norte do Espírito Santo: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Durante a visita, Casagrande conversou com usuários da unidade e destacou que é importante melhorar a estrutura de atendimento regionalizado que já existe. “Primeiramente temos que ver nossas prioridades e usar as estruturas que temos hoje. Temos que fazer uma integração do Estado com os consórcios para não haver duplicidade nos atendimentos. Vamos aperfeiçoar os hospitais, melhorar essa relação de diálogo permanente com as instituições. A Rede Cuidar é importante, mas está subutilizada e podemos melhorá-la", destacou.

Já o secretário de Estado da Saúde, Nesio Medeiros, falou que a experiência dos consórcios em todo Brasil é muito positiva, e destacou que é importante começar a pensar em avanços.

“Os consórcios assumiram um protagonismo importante na regionalização. No entanto, já existem boas práticas em serviços que podemos incrementar para serem utilizados por eles. A gestão estadual vai estimular que essas boas práticas sejam incorporadas nos consórcios que hoje garantem o acesso regionalizado. Nós temos experiências em todo Brasil de consórcio assumindo o Serviço de Atendimento Médico de Urgência(Samu), assumindo hospitais, consórcios com serviços de atenção psicossocial, maternidades, entre outros. Então, nesse processo em que os municípios estão se organizando, se estruturando, ganhando escala, se aperfeiçoando na autoridade de gestão, é algo importante”, disse.

Rede Cuidar

Com a implantação da unidade em Nova Venécia, a população da região Norte passou a contar com um atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória. Favorece também o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado. A integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada garante um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Informações à Imprensa:

Kárita Iana / Luan Ribeiro / Luciana Almeida / SyriaLuppi / Thaísa Côrtes