Equipe da Rede Cuidar em Santa Teresa recebe treinamento

02/04/2018 17h45

Nesta segunda-feira (02), teve início mais uma etapa do processo de Planificação da Atenção à Saúde para os profissionais que irão atuar na Rede Cuidar em Santa Teresa. O objetivo da capacitação, que segue até a próxima sexta-feira (06), é de alinhar os conceitos da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) para a realização das atividades na unidade, que será inaugurada nesta semana.

Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) será beneficiada com a unidade.

O público-alvo da planificação foi a equipe de gestão e da assistência da Unidade Cuidar de Santa Teresa, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (nível central e regional), coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e coordenação da AAE de Santa Teresa. Participam da planificação 25 profissionais da saúde e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde.

Os profissionais presentes puderam tirar dúvidas sobre as linhas de cuidado “Saúde da Mulher” e “Dermatologia”, e também conhecer o funcionamento do sistema de informática que será utilizado na organização dos fluxos de atendimentos na unidade.

De acordo com a superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na Região Metropolitana, Fabrícia Forza, durante toda a semana os profissionais passarão por um processo de treinamento para entender como será o fluxo de atendimento aos usuários, dentro da metodologia da Rede Cuidar. “Os profissionais irão vivenciar aqui, por meio de simulações, como será a realização dos atendimentos”, disse Fabrícia.

Para o assistente social Felipe Cristiano Fanti Sales, que irá trabalhar na Rede Cuidar em Santa Teresa, a planificação tem tido resultados positivos para os profissionais que irão atuar na unidade. “É um processo que tem alcançado uma perspectiva muito além do que estávamos acostumados. Traz uma qualidade no atendimento e uma reflexão a mais para nós que somos profissionais e temos um único propósito: alcançar o público-alvo ofertando da melhor forma possível esse atendimento de saúde que precisa ser alcançado”, disse.

Felipe destacou ainda que a forma integrada como os profissionais irão atuar no local precisa acontecer com um olhar crítico para entender a real necessidade do paciente.

“Precisamos estar muito antenados com um olhar bem crítico para quando o usuário chegar para o atendimento possa realmente alcançar a sua necessidade. A assistência social precisa estar presente no cuidado a este usuário”, disse.